Regulamento

Homepage | Votar

I – Âmbito

1. O “Super Iguais” está enquadrado no projeto “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar II da Região de Leiria”, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, executado pela Associação igualdade.pt e envolve na intervenção a comunidade educativa do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da região de Leiria.

2. No âmbito das atividades de sensibilização em sala de aula que decorreram no ano letivo de 2022/2023 em 20 Agrupamentos de Escolas da região de Leiria envolvidos no projeto “Super Iguais”, foram desenvolvidas, com as 66 turmas participantes, histórias e as ilustrações das mesmas sob a orientação da equipa técnica da Associação igualdade.pt e a colaboração dos/as seus/suas educadores/as de infância e professores/as.

3. As histórias e as ilustrações versam sobre as temáticas da igualdade, da não discriminação e da não violência.

4. O Concurso das Melhores Histórias visa eleger a melhor produzida pelas crianças de Educação Pré-escolar e a melhor criada pelas crianças de 1.º Ciclo do Ensino Básico – para ser produzido um livro que agregue as histórias vencedoras a ser oferecido a todas as crianças participantes no projeto aquando do início do próximo ano letivo de 2023/2024.

5. O Concurso das Melhores Histórias conta com 65 histórias criadas pelas 66 turmas envolvidas no projeto Super Iguais pertencentes aos seguintes Agrupamentos de Escolas: Alvaiázere, Ansião, Bissaya Barreto, Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Colmeias, Correia Mateus, D. Dinis, Domingos Sequeira, Figueiró dos Vinhos, Gualdim Pais, Guia, Henrique Sommer, Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente, Marrazes, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós, Rainha Santa Isabel e Vieira de Leiria.

6. O Concurso das Melhores Histórias conta assim com a participação de 65 histórias, sendo 16 histórias de Educação Pré-escolar e 49 histórias de 1.º Ciclo do Ensino Básico.

7. Todas as histórias criadas estão disponíveis numa versão de trabalho para votação, estando também disponíveis para download, partilha e/ou impressão em website desenvolvido especificamente para o efeito: superiguais.igualdade.pt.

8. A participação no Concurso das Melhores Histórias pressupõe o conhecimento e a aceitação das regras estabelecidas no presente regulamento.

II – Duração do Concurso

1. O período de realização das votações nas histórias começa no dia 15 de julho de 2023 e termina no dia 14 de agosto do mesmo ano.

2. O local de voto é na internet e está disponível no endereço específico e direto: superiguais.igualdade.pt.

III – Meios de divulgação do Concurso

1. O Concurso das Melhores Histórias está a ser divulgado desde o início de junho de 2023 através da afixação de cartazes nas escolas pertencentes aos 20 Agrupamentos de Escolas participantes no projeto.  Nesta fase foram também distribuídos folhetos informativos a todas as crianças e docentes participantes.

2. O Concurso é também divulgado através de envio de mensagens de correio eletrónico via a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria para todos os diferentes elementos constituintes da comunidade educativa adulta da região de Leiria.

3. O Concurso das Melhores Histórias é divulgado também através de publicações na página de Facebook e do sítio da internet da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: www.facebook.com/CIMRegiaoLeiria e picie.cimregiaodeleiria.pt.

4. O Concurso é ainda divulgado através das redes sociais Facebook e Instagram da Associação igualdade.pt: www.facebook.com/igualdade.pt e instagram.com/igualdade.pt, e no mini site de votação das histórias: superiguais.igualdade.pt.

IV – Critérios de seleção das histórias vencedoras

1. 1.º Critério: Ser a história mais votada da Educação Pré-escolar e a história mais votada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de entre todas as histórias criadas, por ciclo de ensino.

2. 2.º Critério: O enredo da história tem de estar relacionado com os desígnios do projeto – igualdade, não discriminação e não violência. Caso a história mais votada não corresponda a este critério, será escolhida, por ordem decrescente de número de votos alcançados, a primeira história que cumpra este critério.

3. O segundo critério de seleção é da responsabilidade da equipa técnica do projeto “Super Iguais”.

V – Termos e condições

1. Os direitos de utilização, tratamento e divulgação das histórias e ilustrações criadas pelas crianças foram cedidos à Associação igualdade.pt, entidade executora do projeto “Super Iguais”, através das Declarações de Consentimento dadas pelos/as encarregados/as de educação no início do ano letivo 2022/2023.

2. A Associação igualdade.pt, com o objetivo de transformar a história e as ilustrações criadas na publicação de um livro, procede às correções gramaticais e à promoção de uma linguagem neutra e inclusiva nas mesmas, e compõe, quando necessário, as ilustrações desenvolvidas pelas crianças.

VI – Publicitação das histórias vencedoras

1. Os resultados do Concurso das Melhores Histórias serão publicados entre os dias 16 e 18 de agosto de 2023 nos mesmos meios de divulgação do concurso, indicados no ponto III.

VII – Objetivos da atividade e do produto Livro Infantil

1. Com a criação das histórias e ilustrações pelas crianças cumpriu-se o objetivo de sensibilizar as crianças para a promoção da igualdade, da não discriminação e da não violência.

2. A divulgação das histórias criadas pelas crianças permitiu a sensibilização da comunidade educativa (direções, docentes, não docentes, encarregados/as de educação e famílias) para a importância da promoção de uma cultura de igualdade, de não discriminação e de não violência.

3. A produção e oferta do livro às crianças participantes no projeto “Super Iguais”, no início do ano letivo de 2023/2024, reforça a sensibilização para a promoção da igualdade, da não discriminação e da não violência, visto que podem trabalhar futura e continuadamente as temáticas através da exploração do livro.

4. O livro é oferecido também às Bibliotecas Escolares dos 20 Agrupamentos de Escolas e das Escolas da região de Leiria que participaram no projeto “Super Iguais”.

Scroll to Top